Visitantes

14 de abril de 2020

Resumo da história «O Beijo da Palavrinha»


O Beijo da Palavrinha

Numa aldeia pobre vivia uma menina chamada Maria Poeirinha. Ela tinha um irmão o Zeca Zonzo, que era um rapaz que andava sempre com a cabeça no ar, passava a vida a pensar em tolices. A sua família era pobre e nunca tinham visto o mar. Um dia o tio Jaime Litorânio, chegou à aldeia e ficou admirado por saber que a sua família nunca tinha visto o mar. Para o tio Jaime o mar era tudo, era vida…
Até que um dia Maria Poeirinha adoeceu, gravemente, e foi quando o tio Jaime decidiu levá-la a ver o mar, pois pensava que ao enviá-la num barco pelo rio até ao mar, seria a cura da Maria Poeirinha.
O tio e a sua família bem tentaram, mas já era tarde, pois Maria Poeirinha, estava muito debilitada e fraca.
Então Zeca Zonzo teve uma ideia, pois sabia que o sonho da sua irmã era ver o mar. Pegou num papel e numa caneta e escreveu a palavra “MAR”.Ele começou a escrever um “M”, depois um “A” e no fim um “R e a sua irmã passou o dedo por cima das letras da palavra MAR. Uma gaivota ergueu-se do leito da menina, ela foi beijada pelo mar e afogou-se na palavrinha. Toda a família ficou muito triste por causa da Maria Poeirinha ter falecido, mas ainda hoje é recordada pelos seus familiares.
Resumo elaborado por: Margarida Monteiro, 4.ºD
(baseado na obra o “O Beijo da Palavrinha", de Mia Couto)


A "Maria Poeirinha", elaborada com restinhos de tecido.

4 comentários:

iolamarina disse...

Parabéns, Margarida e Manuela, pelo trabalho que realizaram. Está tão lindo! Belo trabalho de equipa! Um beijinho e até já 😘

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Muito bonito.😊

Anónimo disse...

Mas que giro mas deviam de ter cido os meninos a fazer a Menina Poeirinha