Visitantes

30 de abril de 2020

O dia em que a mata ardeu...Diálogo do Dinis

Tom: Olá, kevin!
kevin: Olá,Tom! Eu quero falar contigo sobre um conto do escritor conhecido como José Fanha, que nos quer transmitir uma mensagem.
Tom: Ok, e qual é essa mensagem?
Kevin: A mensagem que o autor nos quer transmitir é para preservarmos o nosso planeta. O título do livro é "O dia em que a mata ardeu".
Tom: Estou curioso, kevin.
Kevin: O autor descreve que a natureza não tem dono, é de toda a gente.
Tom: Concordo!
Kevin: Ele descreve a floresta como tendo vários tipos de árvores, como por exemplo, pinheiros, bravos, mansos, carvalhos, etc...
Ele também refere que tinha vários amigos animais.
E estava a correr tudo bem, até aparecer uns pássaros cruéis chamados Bisnaus, que causaram um incêndio, que transformou as plantas em carvão; mas, felizmente, os seus amigos animais fugiram a tempo das mil chamas no chão.
Pois foi Tom, mas um passarinho pequenino viu que a árvore em que costumava fazer o seu ninho estava a arder e chamou os bombeiros. Ele não falava a língua dos homens mas o seu canto aflitivo chamou a atenção deles que correram em direção à mata e apagaram aquilo em 5 segundos.
Tom: Depois do fogo estar apagado os animais voltaram para o seu habitat natural, não foi Kevin?
  Kevin: Sim foi, e acabou tudo como anteriormente. O mais importante é não esquecer a mensagem para preservarmos o nosso planeta!!

Texto do Dinis, 4.ºD


Sem comentários: