Visitantes

7 de abril de 2020

O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto


Em tempos de férias da Páscoa estamos a ler a história «O Beijo da Palavrinha», da autoria de Mia Couto. Trata-se de uma história encantadora e cheia de emoções, na qual é realçada a união e a ternura entre irmãos. É uma história que nos faz chorar de tristeza e de felicidade... 
«Era uma vez uma menina chamada Maria Poeirinha, era de uma família pobre que nunca tinha visto o mar. Poeirinha só tinha um irmão, chamava-se Zeca Zonzo.
Certo dia a menina ficou muito doente, o seu tio Jaime Litorânio soube que Poeirinha estava doente e ao visitá-la sugeriu que a única maneira para ela se curar era visitar o mar.
Mas a viagem não foi possível, porque Poeirinha estava pior e já não distinguia as coisas...
Maria estava a morrer e, na despedida, o seu irmão teve uma ideia, mostrar-lhe o mar de outra forma...Zeca Zonzo pegou numa folha de papel e escreveu, a palavra mar.
Como Maria Poeirinha já não conseguia distinguir as letras, o seu irmão pegou no seu dedo e guiou-a, letra a letra. Mas, Poeirinha continuava a não sentir nada, Zeca soprou o dedo da sua irmã como a brisa fresca do mar e, Poeirinha sentiu a letra “m”, aos pouquinhos sentiu a letra “a” e depois descobriu a letra “r”.
Por fim a palavrinha “mar” estava completa.
O mar veio beijar a menina e ela subiu ao céu.»

Trabalho realizado pela Maria Inês, 4.ºD

1 comentário:

iolamarina disse...

Bom trabalho, Maria Inês! O teu resumo está bem redigido. Continua, estás no bom caminho 😘