Visitantes

3 de novembro de 2012

Lengalenga dos Ditongos

Para consolidarmos a aprendizagem dos Ditongos brincamos com as palavras e aprendemos a seguinte Lengalenga...

Trabalho de: Nuno Miguel, 1.º A
A Milai cai
 
O gato do Romeu um salto deu

O Romeu riu e o gato fugiu

O gato miou e o galo cantou
 
Era de noite e o boi foi

Atrás do gato Miau Calhau

Que era do Rui e eu fui

Atrás do rei e mais não sei...




Nesta Lengalenga identificamos oralmente o som dos ditongos e de seguida rodeamos com cores coloridas os ditongos aprendidos.

A propósito de Ditongos... Já conhecem esta canção?... Ora ouçam...E aprendam!!

Tudo é mais fácil a cantar!...



Estou a aprender a ler de um modo engraçado
Já sei as letras todas de cor e salteado
Vogais são só 5: a – e – i – o – u
E as outras consoantes, já sei eu, já sabes tu

Agora que as desenho, já as vou poder juntar
Que as vogais, tal como nós, vão gostar de andar em par
São várias as misturas, toca a combinar
Saber os ditongos é fácil a cantar

a e i – ai, ai – é o ai de pai
e e i – ei, ei – como o rei eu sei
o e i – oi, oi – de dói-dói e boi
u e i – ui, ui – eu conheço um Rui

a e u – au, au – é o au de pau
e e u – eu, eu – de chapéu e céu
o e u – ou, ou – e não acabou
a – o - ~ (til) – ão, ão – cão, anão e pão

Falta u - a - ua – a lua na rua
i com a – ia, ia – a tia Maria
i com o – io, io – o rio tão frio
i com u – iu, iu – pia o piu-piu

Para terminar é a vez do ~ (til)
Já cantei o ão, falta o ã de rã
a – e - ~ (til) – ãe, mãe mais um s mães
o – e - ~ (til) – õe, põe um s em leões

(Refrão)

Sem comentários: