Visitantes

23 de fevereiro de 2012

Carnaval Sustentável na Escola da Devesinha

Na sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, decorreu o Desfile/Festa de Carnaval da nossa Escola/Agrupamento.
Este ano o tema do agrupamento para o desfile de Carnaval era a Sustentabilidade. E o que é isso?

Segundo a Wikipédia, o "Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Económicas e Ambientais.

Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O homem é a parte mais importante do meio ambiente.

Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações deterioram-se.

Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável."

No âmbito do tema da Sustentabilidade e inseridos no Projeto Eco-Escolas, a nossa Escola desenvolveu o subtema da Biodiversidade através da construção de três grandes mantas, em tecido.
A manta verde representava a Floresta e era constituída por: Borboletas, Joaninhas e Flores. À frente da manta lia-se a seguinte mensagem: “Fico feliz na Floresta onde todos vivem em festa.”
A manta azul simbolizava o Mar. Esta era constituída por: Gotinhas de Água, Peixes, Polvos e Golfinhos. Todos seguiam felizes em marcha atrás do painel que tinha escrito a seguinte mensagem: “Adoro o Mar onde posso navegar…”
Finalmente a manta castanha, era composta por: Morcegos, Leões e Árvores. Esta manta representava a Terra e apelava para a importância de defendermos os animais em perigo de extinção, como por exemplo, os Morcegos. Este ano celebra-se o “Ano do Morcego”! Nesta manta, a mensagem que se transmitia era a seguinte: “Defendo os Animais amigos de todos os perigos!”

As roupas que cada aluno vestiu nesse dia foram confecionadas com diversos materiais recicláveis e reutilizáveis, como por exemplo: restos de tecido, plástico, sacos de papel, sacos de serapilheira, pacotes de leite, tampinhas de plástico, etc.
Todos os alunos, professores e auxiliares ajudaram na confeção destes trajes carnavalescos, tentando ajudar em tudo o que pudessem!

Desfilamos pelas ruas da cidade, desde a Escola Básica de Caldas de Vizela até à Praça da República, local escolhido como ponto de encontro entre as várias escolas do agrupamento.
As pessoas que nos viram passar, aplaudiram com entusiasmo e comentaram entre si que estava tudo muito bonito. Estava tudo maravilhoso!
Foi um dia muito feliz!
Foi um Carnaval alegre!
Foi magnífico!!
Texto Coletivo

Turma B

Enviar um comentário