Visitantes

15 de fevereiro de 2016

Visita à terra do "eiro"...

No passado dia 2 de fevereiro, antes desta breve interrupção de Carnaval, realizamos uma atividade de escrita criativa bastante engraçada...


A partir da leitura de um poema de Luísa Ducla Soares "A Força das Palavras" (in Poemas da Mentira e da Verdade) realizamos as seguintes tarefas:

→ Aprendemos a distinção entre palavras simples e palavras complexas; identificamos radicais e sufixos; e, coletivamente, elaboramos uma lista de palavras com o sufixo (-eiro)

  → Com essa lista de palavras tentamos criar um poema com uma estrutura semelhante ao da autora. Imaginamos que fizemos uma viagem até à terra, à aldeia, à cidade, ao planeta do "eiro" e através da nossa criatividade surgiram diferentes trabalhos. Aqui fica um deles...

«A minha rotina rotineira…»

De manhã, vou ao jardim
Cumprimentar o jardineiro
Tem na mão uma carta
Que lhe deu o carteiro

Sigo para a cozinha
Dou bom dia à cozinheira
Bebo um chá quentinho
Que ainda está na chaleira

Escolho uma roupa “catita”
Que retiro do roupeiro
E coloco no meu pulso
Uma linda pulseira!

Resolvi partir à aventura
Porque sou uma grande aventureira
Fui pelo alto mar
Viajei com um marinheiro

No navio fui arranjar o cabelo
No salão de cabeleireiro
O meu pai tinha a barba grande
Foi ao barbeiro!

Foi um dia maravilhoso!
Mas agora estou com sono
Vou deitar-me na espreguiçadeira
Ai! Que grande soneira!...

Escola Básica Joaquim Pinto, 2 de fevereiro de 2016 

Inês Teles Ribeiro, 4ºD 

Sem comentários: