Visitantes

30 de janeiro de 2016

«O Principezinho» de Antoine Saint Exupéry

Retrato Físico e Psicológico


O nosso amigo Principezinho é a personagem principal deste livro, escrito pelo francês Antoine de Saint – Exupéry.
De acordo com as ilustrações do autor podemos descrever o Principezinho como um menino de cabelo loiro como o sol, olhos claros como a cor do céu e do mar e um tom de pele claro e macio.
O Principezinho vive no asteróide B 612 e quando está a fazer a limpeza do seu planeta veste uma espécie de fato-macaco de cor "verde água" e usa um cachecol amarelo.
Quando parte para novas aventuras à procura de novos planetas, o Principezinho veste um elegante fato, camisa e calças brancas, umas reluzentes botas pretas e um distinto casaco comprido, com botas pretas douradas e com duas estrelas brilhantes em cada ombro. Com este vestuário e com a sua espada na mão parece um verdadeiro príncipe!
Do ponto de vista psicológico o Principezinho é uma criança com características e uma personalidade muito forte e especial.
Ele é muito sensível, tem bom coração, é curioso, aventureiro, corajoso e persistente.
É uma criança inteligente e indulgente, isto quer dizer que ele é tolerante com as pessoas crescidas e por vezes percebe melhor as coisas do que elas próprias.
O Principezinho é também um menino muito verdadeiro porque diz sempre aquilo que pensa e sente. Quando se sente mais triste, gosta muito de de ver o pôr-do-sol...

O Principezinho vive feliz com a sua querida rosa e o seu fiel amigo Zorro (uma raposa).

Ilustração da Matilde Freitas, 4.ºD

Acróstico
«O Principezinho»
O Principezinho do Bernardo Marta, 4.º D

O Principezinho é um menino especial…
Percebe melhor as coisas do que certos adultos
Resolveu partir à aventura
Incrível viagem ele fez,
Numa migração de pássaros selvagens!
Conseguiu concretizar o seu sonho
Indo de planeta em planeta
Passando pelo planeta Terra
Encontrou aí uma raposa
Zorro era o seu nome
Inseparáveis amigos ficaram
Nunca se esqueceu da sua rosa
Há muito tempo esquecida e sozinha
O Principezinho voltou para junto dela...





Resumo da obra
«O Principezinho»

Tudo começou quando o narrador, numa das suas viagens, teve uma avaria no seu avião e teve de aterrar no Deserto do Saara. É nesse momento que encontra o Principezinho, um menino loiro que lhe pede que desenhe uma ovelha. 
Aos poucos o aviador foi conhecendo a história do Principezinho. Ele vinha de um pequeno asteróide (B-612) e nele vivia com uma bonita rosa que tratava com muito carinho e cuidado.
Com o passar do tempo o Principezinho ficou desiludido com certas atitudes da rosa e decidiu partir para outros planetas.
Ao longo dessas viagens que ele fez de planeta em planeta ficou muito desiludido pois não percebia o porquê das pessoas crescidas só pensarem nelas e não se importarem com mais nada nem ninguém.
O último planeta que visitou foi o planeta Terra.
Na Terra teve vários encontros, mas o que mais o marcou foi uma raposa.
Ela disse-lhe que o que era importante via-se com o coração e não com os olhos e que depois de se estar preso a uma pessoa, passa-se a ser responsável por ela.
E foi assim que o Principezinho compreendeu o verdadeiro conceito da amizade. «Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós.»


Textos Coletivos, 4.º D

Sem comentários: