Visitantes

2 de novembro de 2015

O Dia do Terramoto

Ontem fez 260 anos que se deu o Terramoto de Lisboa em 1755. Para relembrar este acontecimento, hoje, na sala de aula, falamos sobre este assunto e lemos um  pequeno excerto do livro "O Dia do Terramato" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Editorial  Presença.


          Este livro é uma impressionante narração dos acontecimentos ocorridos em Lisboa, no dia 1 de novembro de 1755...

Neste dia, grande parte da cidade de Lisboa foi destruída por um violento sismo (ou melhor, três: o primeiro foi às 9:40 da manhã e a este que foi o maior, seguiram-se mais dois, às 10 horas e ao meio-dia) e pelas consequências do mesmo, deflagraram incêndios generalizados e um maremoto (tsunami).

Terão morrido aproximadamente 30.000 pessoas, ruiu a maioria dos edifícios públicos de Lisboa e cerca de 12.000 habitações.
De vez em quando, vamos tendo conhecimento de sismos e maremotos como este, pelas notícias dos jornais e televisões, e isso mostra-nos como somos frágeis perante a violência de algumas catástrofes naturais imprevisíveis às quais temos que estar atentos e perante as quais temos que saber atuar.

Na disciplina de Estudo do Meio como estamos a estudar os Sismos, visualizamos o vídeo "Quando a terra tremer..." Um pequeno filme de animação para aprendermos em conjunto o que se deve fazer se acontecer um sismo. O ator António Feio deu a voz à personagem Tinoni...

Posted by Câmara Municipal de Lisboa - Página Oficial, 1de novembro 2015